segunda-feira, 21 de novembro de 2011

'Amanhecer' tem recorde de público no final de semana de estreia


Quarto filme da saga 'Crepúsculo' superou audiência de 'Homem-Aranha 3'.
Filme segue em cartaz em 1.102 salas em todo o Brasil.



Amanhecer (Foto: Divulgação)Cena do filme 'Amanhecer' 
O longa de Bill Condor, “Amanhecer – Parte I”, bateu o recorde de público e bilheteria em estreias na história do cinema no Brasil. Segundo dados da assessoria da Paris Filmes, 1,721 milhão de pessoas assistiu à continuação da saga "Crepúsculo" nos três primeiros dias de exibição — o longa entrou em cartaz na última sexta (18).
O recorde bateu o público do “Homem-Aranha 3” — que teve 1,714 milhão de espectadores no final de semana do lançamento, em 2007. Ainda de acordo com a assessoria da Paris Filmes, a estreia também superou o número de salas. O filme está sendo exibido em 1.102 salas em todo o Brasil.
O filme, quarta e penúltima parte da saga, volta a ser protagonizado pelos jovens Kristen Stewart (Bela), Robert Pattinson (Edward) e Taylor Lautner (Jacob), e gira em torno do casamento de Bela e Edward, o iminente nascimento de sua primeira filha e a eterna luta entre vampiros e lobisomens.

Valéria & Janete By: Zorra Total...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

'Amanhecer - Parte 1' é filme mais intenso da saga 'Crepúsculo'

Cena do nascimento do bebê de Bella e Edward impressiona.

Longa mostra amadurecimento da história, mas se prende a clichês.



 Se "Eclipse", o episódio anterior, decretou o fim da inocência, "Amanhecer - Parte 1" marca o amadurecimento, tanto das personagens do filme quanto do público da série “Crepúsculo”. Mais intenso dos filmes da saga, o longa aborda temas mais adultos que os demais: o casamento de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson), a tão esperada cena de sexo entre o vampiro e a mocinha, e uma gravidez problemática que domina a trama a maior parte do tempo.

E o tratamento dado às cenas foi tão forte quanto seus temas - a noite de núpcias do casal teve de ser reeditada após receber a classificação etária R nos EUA (proibido para menores de 17 anos). E as cenas do parto, aprovadas para maiores de 13 anos, causam nós no estômago até mesmo do público mais maduro.
Amanhecer (Foto: Divulgação)Cena do filme "Amanhecer", que tem estreia mundial nesta sexta-feira (18) 
Mas, mesmo com casamento, sexo e gravidez, e o filme se arrasta durante boa parte das quase duas horas de exibição. As resoluções da trama, carregada ao longo dos outros três longas, são óbvias e entediantes. As alternativas possíveis eram mesmo limitadas, uma vez que a história repete os livros de Stephenie Meyer.
Ao receber o convite do casamento, o lobisomem Jacob (Taylor Lautner) parece inconformado, e sai correndo como se estivesse pronto para se pronunciar no "fale agora ou cale-se para sempre". Só que o desfecho se dá com ele entregando fácil ao rival a mocinha por quem lutou tanto no passado.
Quem esperava um casamento de conto de fadas também pode se decepciona com o marasmo. Sim, o local está lindo e a cunhada Alice (Ashley Greene) fez um bom trabalho nos preparativos. Mas a noiva, interpretada por uma aparentemente desconfortável Stewart, não parecia nem um pouco feliz caminhando em direção ao altar. Na festa, os convidados fazem discursos com piadinhas sem graça, na única tentativa de arrancar algumas risadas do público durante todo o filme.
Outra chance desperdiçada é a lua de mel do casal no Rio de Janeiro, com direito a Cristo Redentor, samba e mulher bonita, típicos dos filmes gringos gravados na capital carioca. Se a intenção era apimentar o longa e provocar risinhos encabulados dos fãs adolescentes, Edward até cumpre seu papel literalmente "quebrando tudo". Mas as cenas de beijos no mar sob a luz do luar não passam de mais um clichê.
Em apenas alguns dias, Bella já nota as mudanças em seu corpo causadas pela gravidez, e, na volta para casa, começam os problemas que embalarão o resto da trama. Edward, Jacob, e o resto da família Cullen quebram a cabeça para salvar Bella, já que seu corpo não suporta carregar um bebê humano-vampiro. Todos interferem na escolha de ter ou não a criança, uma vez que em jogo também está a integridade de seus respectivos clãs.
 "Amanhecer" deve agradar aos admiradores da série, e vem especialmente formatado para aqueles que já não são mais tão jovens como quando começaram a acompanhar a saga. Mas, apesar do passo à frente em relação aos anteriores, continua um produto para fãs.

Fãs elegem 'Amanhecer' o melhor filme da saga 'Crepúsculo'


Longa de Bill Condor foi considerado pelos brasileiros o mais fiel ao livro. Pré-estreia do filme ocorreu em São Paulo nesta quinta-feira (17).


Ninguém saiu chorando, mas a grande maioria deixou as salas do cinema Eldorado, em São Paulo, onde ocorreu a pré-estreia de "Amanhecer - Parte I" - o quarto da saga "Crepúsculo" - satisfeita. Considerado como o filme mais fiel ao livro da escritora Stephenie Meyer, o longa agradou e emocionou o grupo de cerca de 1.300 fãs brasileiros que assistiu ao filme primeiro, independentemente da faixa-etária.
Priscilla Ponce, 30, gerente de eventos, acompanha as aventuras dos vampiros desde o início. Para ela, "Amanhecer" foi o primeiro filme que correspondeu às expectativas. “Achei os outros três bem fracos e pouco fiéis ao livro. A escritora tem um texto emocionante, intenso. Creio que finalmente eles acertaram a mão.”
Karina e Priscilla (Foto: G1)Priscilla Ponce e Karina Kamogao (Foto: G1)
O grande trunfo da série, que arrebatou públicos distintos no Brasil, sem recorte de idade, na visão de Karina Kamogawo, 40, gerente de vendas, é a mistura de romance e ficção. “É uma história de amor envolvente. O público adolescente projeta sonhos através do enredo. Já para nós, mais maduros, remete àquilo que gostaríamos de ter vivido durante a nossa juventude."
Acompanhar a sér, para os espectadores adultos, é espécie com encantamento similar ao provocado por novelas. Embora não tenham vergonha de se assumirem fãs dos livros e filmes, Carolina e Karina consideram tal apreço com leveza, como o lado cafona que todo mundo tem. “É leve, emocionante e prende pela questão da continuidade. Não escondo de ninguém, mas encaro como minha versão brega”, brinca Carolina.
Entre os mais novos, antiquado é quem não acompanha o triângulo amoroso formado por Bella (Kristen Stewart), Jacob (Taylor Lautner) e Edward (Robert Pattinson). Ao lado da mãe, Nathália Hernandes, 15, deixou a sala do cinema radiante. “Adoro o 'Crepúsculo'. Assistir à pré-estreia é fundamental. Amanhã, na escola, saberei antes de todos como é o filme, que agora considero o melhor.”
Os rapazes também tiveram que segurar a emoção. A gravidez de Bella deu um nó na garganta de Cícero Freira Santos, 22, e Caio Dalla Nora, 20. “O filme é excelente, lindo demais. Além disso, foi o mais completo, que representou bem o que a escritora narrou no livro. Certamente é o meu preferido. Confesso que quase chorei”, revela Caio.
Celularea retidos durante o filme (Foto: G1)Celulares retidos durante o filme (Foto: G1)
Blindagem
Para tentar evitar a pirataria, os convidados da pré-estreia tiveram de entregar os celulares e máquinas fotográficas, que foram colocados dentro de envelopes numerados.
 Ao final da sessão, bastava apresentar o canhoto recebido na entrada e retirar o envelope. O esquema causou tumulto na saída do cinema. O filme foi exibido para mais de 1.300 pessoas em quatro salas. Apesar da confusão, nenhum cliente teve o aparelho danificado.
“Achei que teria revista na entrada, por isso entreguei o celular. Não confiei muito no envelope de papelão onde o colocaram, mas foi tranquilo, sem estragos”, comenta Karina Kamogawo.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Numerólogos e esotéricos ansiosos para o 11/11/11 às 11H11


Os numerólogos esperam com ansiedade a próxima sexta-feira, 11 de novembro de 2011. Quando faltar 49 minutos para o meio dia, o relógio marcará 11H11 do 11/11/11, um raro número que, para os adeptos das ciências ocultas, pode indicar a ocorrência de eventos incomuns.
Para a maioria das pessoas é apenas uma coincidência de relógio e calendário que acontece uma vez a cada 100 anos, mas numerólogos e esotéricos procuram sinais do que isto pode significar.
Alguns acreditam no início de um humanismo renovado, de uma nova harmonia no mundo, a abertura de um portal para outra dimensão ou até, uma revolução da consciência.
Centenas de aficionados pelas ciências ocultas planejam se reunir neste dia para cerimônias e danças. Várias páginas dedicadas a esta data apareceram no facebook.
A Organização Nacional dos Cegos Espanhóis (ONCE) organizará uma loteria especial com um prêmio de 11 milhões de euros.
Os médiuns e sacerdotes paranormais mais renomados comentaram sobre a importância da sincronia das 11h11 do dia 11/11/11 como o israelense Uri Geller e o americano Solara.
Fanáticos do "Spinal Tap", um filme de 1984 baseado em fatos reais e imaginários que descreve uma banda de hard rock e onde o número 11 tem um significado especial, também ressaltaram essa importância.
"Ter um triplo número em uma data é, sem dúvida, de grande importância", disse Solara à AFP. "Vejo uma grande mudança na consciência do planeta e isto coincide com a data", acrescentou o médium.
Solara vive no Peru e mantém em segredo seus planos para o dia 11/11/11. Ele revelou que grupos em mais de 50 países vão aproveitar a ocasião para sentar em silêncio e meditar.
Alguns numerólogos atribuem ao número 11 poderes paranormais que criarão um canal de comunicação com o subconsciente. Outros sustentam que o número representa a dualidade do bem e do mal na Humanidade.
Na internet, blogueiros insistem no caráter místico do 11, que segundo eles pode estar associado aos desastres como os ataques do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
A profecia de São Malaquias, que no século XI previu que existiriam 112 papas antes do apocalipse bíblico, também foi citado. O atual papa, Bento XVI, é o de número 111.
A data 11 é historicamente carregada de significados. Além dos atentados de 2001, o armistício da Primeira Guerra Mundial foi firmado às 11H00 da manhã do dia 11 de novembro de 1918.
"Existe uma sincronia interessante no fato de que muitos eventos estão associados com o número 11", observou Ellie Crystal, uma blogueira que se apresenta como exploradora da metafísica do mundo.
Para John Hoopes, professor de pensamento crítico na Universidade do Kansas, todas estas teorias pseudocientíficas são exemplos perfeitos do "viés de confirmação de hipóteses". É a tendência de privilegiar a informação que confirma as ideias pré-concebidas, sem levar em conta as outras que contradizem, afirmou.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que aconteceria se um asteroide colidisse com a Terra?

Destruição total da Terra? Devastação da vida? Saiba quais seriam as consequências de uma colisão entre nosso planeta e asteroides.

 (Fonte da imagem: Reprodução/Discovery Channel)
De origem ainda não comprovada, os asteroides são, até hoje, um dos maiores mistérios para os astrônomos. As teorias mais aceitas afirmam que existem duas origens possíveis para os corpos celestes. A primeira delas diz que asteroides são destroços das explosões responsáveis pela formação do sistema solar.
Outra, também bastante defendida, fala que asteroides são fragmentos de planetas que passaram por grandes problemas gravitacionais. Como a grande maioria deles orbita entre Marte e Júpiter, estima-se que a gravidade deste segundo planeta (o maior do sistema solar) seja responsável pela fragmentação de corpos menores – asteroides raramente são maiores do que 1 km.
Agora que você já sabe que asteroides possuem tamanho limitado e órbitas, saberia dizer o que aconteceria se algum deles atingisse a Terra? O Tecmundo preparou este artigo para mostrar algumas das terríveis consequências que poderiam ser vistas pelos sobreviventes de uma tragédia como essas.


Consequências mortais

Cerca de 65 milhões de anos atrás, um asteroide de grandes proporções atingiu a Terra. A principal consequência do impacto foi o resfriamento global e a extinção de um número incontável de espécies que habitavam o planeta, incluindo os dinossauros (a colisão foi tão forte que fez com que muita poeira fosse levantada, impedindo que a luz do sol chegasse à superfície).
E ele, certamente, não foi o único fragmento espacial a atingir o solo terrestre. O grande número de crateras que existe no planeta é uma prova de que vários asteroides (em seus diversos tamanhos) já chegaram até aqui.
Atualmente, há poucas previsões de asteroides que possam passar por perto: somente em 2028 um corpo com mais de 1 km vai se aproximar. A NASA afirma que não há riscos de ele colidir com a Terra, mas caso algo alterasse sua rota e ele realmente nos atingisse, quais seriam os danos?


Altíssima velocidade de impacto

Você pode acessar o site Apolo 11 e saber a que distâncias estão os asteroides mais próximos da Terra. Na lista, além da descrição dos tamanhos e da distância, também existe a informação da velocidade que cada um desempenha. Os corpos mais lentos viajam a cerca de 4 km/s (14.000 km/h), mas há também alguns que ultrapassam os 20 km/s (72.000 km/h).
Dá para imaginar que uma pedra gigante viajando nessa velocidade não seria muito saudável para o planeta. Se atingir a superfície, uma nova era glacial poderia começar (da mesma maneira que o meteoro que extinguiu os dinossauros, uma colisão de grande porte faria com que poeira impedisse a luz do sol de chegar).
 (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Atingindo o oceano, mais catástrofes são previstas. Além de tsunamis enormes causados pela movimentação anormal dos mares (e as consequentes destruições de costas e ilhas), a vaporização de um grande volume de água salgada seria responsável por um buraco gigantesco na camada de ozônio.
A incidência dos raios solares com menos bloqueio poderia causar destruição de uma série de plantas, afetando toda a produção alimentar do planeta (vegetais fazem parte da alimentação humana e também são utilizados como ração para animais de corte). Isso sem falar nos danos diretos à saúde, pois com o sol chegando mais forte, certamente o câncer de pele e outras doenças relacionadas ao calor seriam ainda mais presentes.
Estes são apenas os impactos indiretos. É preciso pensar também na destruição causada pelo asteroide. Em 1908, quando um corpo de pouco mais de 100 metros atingiu a Sibéria, o impacto foi calculado em cerca de 15 megatons (destruindo uma área de 2 mil quilômetros quadrados). Para entender melhor o que isso significa: 15 megatons são mil vezes a potência da bomba atômica que atingiu Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial.


Formas de evitar colisões

Há uma grande quantidade de teorias criadas para pensar em formas de evitar que asteroides se choquem com a Terra. Algumas são muito curiosas (cientistas dizem que, ao pintar a superfície de um astro de preto, a luz do sol vai aquecê-lo de uma maneira diferente, alterando sua órbita) e outras envolvem questões muito complicadas (há muitos pesquisadores querendo utilizar bombas nucleares, o que pode causar chuva de fragmentos na Terra).
Asteroide Gaspara, fotografado pela sonda Galileo (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
A técnica que tem sido mais aceita até o momento (e que deve ser colocada em prática, caso algum asteroide grande volte a ameaçar o planeta) é a de envio de uma nave espacial “suicida”. Ela seria carregada de explosivos e se chocaria com a superfície do asteroide para causar explosões capazes de desviar a rota, sem possibilitar que fragmentos perigosos caíssem sobre a superfície terrestre.
Outras formas envolvem a instalação de motores para desvio da rota e até mesmo utilizar naves como âncoras, fazendo com que os asteroides sejam puxados e suas órbitas deixassem de apresentar riscos ao planeta Terra.
.....
Depois de saber sobre todos os problemas que seriam causados pela colisão de um asteroide com a Terra, fica ainda melhor saber que são pequenas as chances de um deles atingir o planeta nos próximos anos. Mesmo assim, os cientistas continuam buscando formas de desviar os corpos para longe. Afinal de contas, ninguém quer correr riscos.