quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mandela ainda não está totalmente recuperado

O ex-presidente da África do Sul foi para casa nesta quarta-feira (26), ele apresentou infecção pulmonar .

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, está passando bem após ter recebido alta do hospital, mas ainda não está totalmente recuperado, disse um porta-voz do governo sul-africano nesta quinta-feira (27).
"Ele ainda não está totalmente recuperado, mas melhorou suficientemente para ser liberado", disse Mac Maharaj à emissora de TV local eNCA. "Ele está suficientemente bem para ir para casa."
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP)O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP)
Mandela, de 94 anos, ícone da luta antiapartheid e ganhador do Nobel da Paz, recebeu alta na quarta-feira após quase três semanas internado para tratar uma infecção pulmonar. Ele também passou por uma cirurgia para remover cálculos da vesícula.
Mandela, que tem a saúde frágil há muitos anos, está recebendo tratamento médico em sua residência num subúrbio de Joanesburgo.
Ele tem um histórico de problemas pulmonares desde que contraiu tuberculose quando era preso político. Mandela passou 27 anos na prisão, incluindo 18 anos na ilha Robben, na Cidade do Cabo.
O ex-presidente foi hospitalizado em Pretória no dia 8 de dezembro, e esse foi seu maior período de hospitalização desde que deixou a cadeia, em 1990.
O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela no dia do Natal e disse que o ex-líder estava muito melhor e progredindo.