sexta-feira, 20 de julho de 2012

'Part of me' desconstrói imagem de Katy Perry


Documentário sobre a cantora estreia nos cinemas no próximo dia 3.
Popstar participa de première brasileira no Rio, no fim do mês.


"De certa forma, vivo num conto de fadas", diz a cantora Katy Perry logo nos primeiros minutos de "Part of me", o documentário biográfico em 3D que mostra a turnê mundial da cantora norte-americana realizada em 2011. Mas nem só de glamour vive Katheryn Elizabeth Hudson, a primeira mulher a emplacar cinco singles de um mesmo álbum no primeiro lugar das paradas. E é justamente este o maior mérito do filme dirigido por Dan Cutforth e Jane Lipsitz, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 3.
Às pressas, a cantora Katy Perry traça um pedaço de pizza nos bastidores de um dos shows da turnê retratada no documentário 'Part of me' (Foto: Divulgação)Às pressas, a cantora Katy Perry traça um pedaço de pizza nos bastidores de um dos shows da turnê retratada no documentário 'Part of me' 
Os carrões, jatinhos particulares, suntuosos quartos de hotel e assistentes-para-todas-as-horas estão lá, bem como os momentos de tensão, o cansaço, a frustração, a saudade de casa e o fim do casamento da própria cantora com quem dizia ser "o homem da sua vida". Tudo costurado por trechos das performances de Katy ao redor do mundo, depoimentos de fãs anônimos e famosos (caso das também cantoras Adele e Rihanna), familiares e amigos próximos, numa edição ágil e correta.

Katy Perry visita a avó durante as filmagens do documentário, que chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de agosto. Cantora virá ao Rio para première do filme no dia 30 (Foto: Divulgação)Katy Perry visita a avó durante as filmagens do documentário, que chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de agosto. Cantora virá ao Rio para première do filme no dia 30
O divórcio com o comediante britânico Russell Brand é um capítulo à parte. Depois de perceber que a vida a dois está indo pelo ralo, Katy tem uma crise de choro, já na cadeira de maquiagem, pouco antes do show na Chácara do Jockey, em São Paulo, em setembro último. Depois de considerar o cancelamento do show por instantes, decide subir ao palco para não frustar o que seria seu maior público dentre as 124 apresentações da turnê California Dreams. É nítido o esforço da cantora para "fabricar" o sorriso na hora de subir ao palco ou no momento em que a plateia grita "Katy, eu te amo!". "Gostaria de saber falar português agora", agradece a cantora, pouco antes de cair no choro em pleno show. Um exemplo bastante ilustrativo de quanto sacrifício é necessário para se levar uma carreira artística adiante.

Quem vê "Part of me" de maneira mais distraída pode achar a pegada biográfica do filme um tanto pretensiosa. Afinal, Perry só tem 27 anos e três álbuns lançados. Mas a trajetória pessoal da cantora dá uma boa dimensão do quanto a autora dos hits "California gurls" e "Teenage Dream" teve que ralar para alcançar o estrelato. Filha de um casal de de pastores evangélicos, bateu de frente com os pais conservadores quanto ao desejo de se tornar uma artista do universo pop.
São curiosas também as imagens da arquivo da cantora ainda menina, cantando acompanhada somente de um violão, ou falando sobre si mesma com apenas 18 anos. É corajosa ao deixar-se filmar logo ao acordar, com cabelo desgrenhado e sem maquiagem, e em momentos de exaustão e desânimo nos bastidores dos show. Em contrapartida, registra uma visita íntima à avó, uma simpática velhinha que parece não se intimidar com a presença das câmeras, para presenteá-la com o agasalho oficial da turnê.
A cantora Katy Perry durante uma cena do documentário 'Katy Perry: part of me': filme chegará aos cinemas no formato 3D (Foto: Divulgação)A cantora Katy Perry durante um dos trechos musicais do longa-metragem dirigido por Dan Cutforth e Jane Lipsitz 
Como reagir quando sua própria mãe afirma que não assistiria a um videoclipe seu na MTV? E como superar a frustração de ver seus três primeiros discos cancelados — o primeiro deles de música gospel, quando ainda atendia pelo nome Katy Hudson — ou lidar com o desejo cego de gente da indústria fomográfica em querer transformá-la na "nova Kelly Clarkson" ou "nova Avril Lavigne"?
Nos moldes de outras produções do gênero, como "Na cama com Madonna" e "Never say never", de Justin Bieber, "Part of me" deve agradar aos fãs brasileiros, que têm um encontro marcado com a cantora no fim do mês. Perry desembarca no Rio de Janeiro no próximo dia 29 para participar da première brasileira do filme, que será realizada na cidade no dia seguinte. Será a segunda vez da cantora na Cidade Maravilhosa (ela participou da quarta edição do Rock in Rio, no ano passado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário