domingo, 12 de junho de 2011


Iniciando a seção de Mitos e Verdades do blog. Hoje, alguns mitos e verdade que existem sobre computadores, e mais à frente, diversos outros assuntos.




Porque não posso tirar meu pendrive sem clicar para removê-lo antes?

O principal motivo para a necessidade de clicar na opção remover ou ejetar o drive em que se encontra o pendrive é a energia elétrica que passa por ele. Para funcionar, a porta USB leva até o pendrive uma corrente de energia, fazendo com que os dados ali possam ser acessados e lidos pelo computador. Quando o pendrive é retirado sem a “autorização” do computador, ele sofre uma brusca queda de energia (como se fosse uma interrupção de energia em nossa casa), e pode vir a ter dados corrompidos, ou mesmo queimar. Existe também a possibilidade da porta USB queimar - o que é raro -, mas quase sempre, quem sai prejudicado é mesmo o pendrive. Pior que apenas retirá-lo sem interromper o seu uso pelo computador, é retirá-lo durante a transferência de arquivos. Isso pose corromper os arquivos transferidos, e causar erros permanentes no pendrive.

Dica: caso você clique para remover ou ejetar o pendrive e o computador não autorizar por algum motivo (normalmente erro), desligue o computador, retire o pendrive, e ligue a máquina novamente.

Posso tirar meu pendrive quando desligo o computador, mesmo sem ter clicado na opção remover ou ejetar?

Sim. Como o computador já não recebe mais uma corrente de energia elétrica por ele, opendrive não sofrerá nenhum tipo de curto, ou descarga, estando totalmente protegido para ser retirado. Além disso, quando você desliga o computador, os processos que estavam, ou podiam estar ocorrendo nele já se finalizaram, e ele não corre mais o risco de ser erroneamente interrompido. É normal que o Sistema Operacional em uso (Windows, Macintosh, Linux, etc.), ao ser desligado - da maneira correta - finaliza todos os processos em andamento no computador, inclusive os do pendrive.


Desligar e ligar o computador estraga a máquina?

Sim e não. O ato de desligar o computador, mesmo da forma correta, gera pequenos desgastes em componentes e no HD. Isso acontece por causa do início das operações do mesmo, onde uma carga de energia muito alta é transmitida ao hardware, e ao final, quando o sistema pára.

Existem alguns motivos para você deixar seu computador ligado, e outros para você desligá-lo:

Desligar:
  • Desligar seu computador toda noite economiza energia elétrica e ajuda a liberar menos CO2 na atmosfera.
  • Diferentemente dos HDs de servidores, os discos rígidos de PCs não foram feitos para ficarem em uso contínuo durante longos períodos de tempo.
  • Os Sistemas Operacionais precisam ser reiniciados para que alguns procedimentos importantes sejam realizados.
  • Manter o computador ligado por muito tempo pode superaquecê-lo.

Não desligar:
  • Ligar e desligar os computadores gera um pequeno desgaste na máquina, como dito anteriormente.
  • Se no momento de desligar ou ligar o computador ocorrer algum erro de gravação, arquivos podem ser corrompidos no Sistema.
  • Economiza tempo.
  • Ligar e desligar várias vezes ao dia causa um desgaste maior do que o necessário no computador.

Resumindo: as pessoas são contraditórias quanto a essa questão. A meu ver, é básico: tudo que é exagerado é ruim. Então, não se preocupe se você desliga seu computador todas as noites. É bem mais provável que você tenha que trocá-lo por estar defasado do que por defeitos em componentes advindos do ato de ligar e desligar. Não se preocupe também se sua máquina fica alguns dias ligada, às vezes. Se estiver bem ventilada, e se você tomar todos os cuidados para conservá-la, você pode dormir tranquilamente deixando seu computador trabalhando por você, quando necessário.


Faz bem limpar o computador e a tela?

Sim! A limpeza CORRETA do computador irá mantê-lo, além de bonito, conservado e funcionando corretamente. Para começar, limpe-o apenas com uma flanela seca ou levemente umedecida. Produtos químicos podem danificar as partes plásticas do computador, e qualquer líquido que entre em contato com componentes frágeis ou circuitos danificam o sistema como um todo. Em notebooks, muito cuidado ao limpar a parte externa de trás da tela, pois a pressão excessiva pode danificar a tela.

O teclado pode ser limpo com uma flanela levemente umedecida e algo que consiga soprar o ar, como um secador de cabelos. Se for usar o secador, lembre-se de NUNCA deixar o ar aquecido! Ele irá derreter componentes plásticos, e danificar o computador. Apenas ar na temperatura ambiente e intensidade mínima para tirar poeira das partes internas do teclado. Limpe o teclado uma vez por semana, para evitar que o próprio pH da pele, suor e sebo produzidos pelo corpo danifiquem as mesmas. É mais fácil retirar uma sujeira “nova” do que uma “antiga”.

Na tela deve-se ter um cuidado especial. Além de não aplicar demasiada pressão sobre a mesma, use apenas algodão (em discos funcionam bem) levemente umedecidos ou com um produto específico para sua limpeza. Isso deve ser feita uma vez por semana, evitando o acúmulo de sujeira, que torna difícil a limpeza mais à frente. Lembre-se também de manter sempre à mão um pano para limpar a tela (aqueles de limpar lentes de óculos são ideais), pois caso algo ou algum líquido venha a sujá-la, é necessário que seja limpa imediatamente. Cuidado também com locais muito úmidos; cidades mais úmidas levam a água do ar a se condensar na tela, e por isso, passe regularmente um pano seco ou algodão em sua superfície. A limpeza deve ser feita com movimentos em uma única direção, nunca circulares.

Dica: alguns produtos de se limpar óculos podem ser utilizados para limpar telas de computador. Verifique o rótulo do produto antes de usar. Eu uso o limpa-lentes da Chilli Beans (R$ 8 nas lojas), e funciona muito bem, além de ser bem econômico e ter um cheiro gostoso. Mas aí cada um é responsável pela sua própria tela, então cada um que use o que achar mais adequado. Só lembre-se de nunca borrifar produtos diretamente na tela.

Dica 2: quanto menos água, melhor. As águas encanada e mineral possui muitos sais e minerais que vão se acumulando nas telas e outras partes do computador, ao serem limpas.

Dica 3: os produtos de limpeza de lentes de óculos são muito bons para limpar o teclado, pois são desengordurantes e protegem o mesmo do sebo e suor liberados pelos dedos. Vale também para os mouses de notebook (touchpads).

Dica 4: se precisar utilizar um detergente na parte externa do computador e da tela (nunca dentro da máquina e na tela), dilua-o em 5 partes de água para 1 de detergente, e use muito pouco da mistura, umedecendo levemente um pano.


Resetar utilizando o botão “reset” estraga o computador?

Sim e não. Primeiramente devemos ser racionais: se fosse algo que causasse sérios e irreversíveis danos à maquina, o botão de reset não existiria. Ele foi feito para sim, resetar o computador em caso de travamento total. Sabendo disso, é fácil concluir que NÃO devemos utilizá-lo a todo momento e para situações que podem ser resolvidas de outra forma.

Quando o botão reset é apertado, a energia elétrica que estava fluindo no computador é abruptamente cortada. Isso dá um “tranco” no computador, e pode sim estragar mecanismos mais frágeis da máquina.

O botão também interrompe o Sistema Operacional imediatamente, fazendo com que todos os processos sejam interrompidos. Caso o Sistema estivesse fazendo, por exemplo, uma operação de gravação no disco, isso será interrompido e a gravação não será finalizada, deixando no disco arquivos corrompidos, com erros e/ou danificados, podendo acarretar mais problemas à frente.

Quando você aperta o botão de desligar do seu computador, ele demora algo em torno de 1 minuto para desligar, dependendo da máquina, correto? Porque você acha que isso acontece? Apenas para te fazer raiva e perder o ônibus depois do trabalho, ou para finalizar todos os processos que estão sendo realizados na máquina? Pense.

Quando usar o reset?

O botão reset deve ser utilizado apenas em casos extremos, onde o computador está completamente travado, o teclado e o mouse não respondem. Assim fica realmente impossível desligá-lo da maneira correta.

Motivos que levam o computador a travar dessa maneira

Um computador não simplesmente trava porque quer. Se sua máquina está travando excessivamente, procure uma assistência técnica. Isso vai te salvar de perder arquivos importantes e ter que gastar muito dinheiro na compra de equipamentos e/ou softwaresnovos. Alguns motivos são fáceis de serem diagnosticados por um técnico, como:

  • Vírus. Alguns vírus podem causar desde lentidão até o travamento total e completo do sistema, por isso mantenha um bom antivírus sempre atualizado, e faça análises periódicas do sistema.
  • Temperatura. Se o seu computador não está conseguindo se resfriar adequadamente, há o risco de ocorrer superaquecimento da máquina, que, dentre vários outros problemas, pode causar travamento. Mantenha SEMPRE as saídas se ar desbloqueadas, e saiba se o seu cooler (o ventilador) está funcionando corretamente. Como saber isso? Ouça ele funcionando, ou abra o computador e veja! Caso tenha dúvidas, leve seu computador para alguém que entenda para fazer um teste. Não é caro, e no máximo 1 vez por ano você terá esse “trabalho”. Vale a pena.
  • Energia elétrica. Algumas fontes e/ou cabos podem não fornecer energia elétrica adequada para o computador. Certifique-se que seus cabos são de boa procedência e que estão conectados da maneira correta. É uma ótima idéia também manter seu computador ligado à energia elétrica através de um estabilizador, que tem a função de manter a corrente que chega até a máquina, estável. Variações de corrente podem, além de queimar o computador, danificá-lo, e causar travamentos.
  • Memória insuficiente. O computador necessita de memória RAM para poder realizar seus processos de maneira adequada. Quando essa memória está sendo utilizada em larga escala, o computador pode ficar sem ter onde alocar seus processos, podendo causar travamentos e mal funcionamento do Sistema. Para isso não ocorrer, você deve saber se seu computador precisa de mais memória, e levá-lo ao técnico é a solução ideal.
  • Softwares incompatíveis com o computador. Muitas vezes as pessoas instalam e tentam rodar programas incompatíveis com as configurações que possuem no computador. Se você deseja rodar programas que exigem mais da sua máquina, tenha certeza que ela agüenta fazer isso. Jogos mais “pesados” e editores e reprodutores de áudio e vídeo são exemplos de programas que precisam de processadores mais rápidos, mais memória RAM, maior espaço livre em disco e um Sistema Operacional atualizado para rodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário