sexta-feira, 12 de agosto de 2011

5 curiosidades da sexta-feira 13



Por que Sexta feira 13 é o dia do azar?
Uma série de fatores parece ter levado à combinação do 13º dia do mês ao último dia útil da semana para formar o Dia Internacional-Mundial-Universal do azar.
Como toda superstição/lenda urbana, suas origens são bens difíceis de rastrear e estão permeadas por histórias mirabolantes.
Separamos aqui algumas curiosidades que tentam explicar a origem da data e de algumas das superstições associadas a ela.
1- Qualquer mês que começar em um domingo terá uma sexta-feira 13. E existe pelo menos uma por ano.

2- O número 13
Ao que tudo indica, ele é associado ao azar há séculos. Um dos registros mais antigos é a Última Ceia, na qual haviam 13 participantes (Jesus e seus 12 apóstolos). Como dois deles foram mortos em pouco tempo, o número 13 passou a não ser muito bem visto à mesa. Dizem também que a explicação estaria na numerologia: o 12 está associado à ideia de algo “completo” – 12 meses no ano, 12 signos do zodíaco, 12 tribos de Israel, 12 deuses do Olimpo – e que colocar um “elemento” a mais no 12 seria uma forma de desequilibrar a composição de algo.

3- A sexta feira
Há muitas explicações, a maioria delas associadas a momentos religiosos e passagens bíblicas. Dizem que Eva tentou Adão com a maçã no paraíso em uma sexta-feira e que a inundação de Noé, a Torre de Babel e a morte de Cristo também aconteceram na sexta. Independentemente da onde surgiu a ideia de azar na sexta, uma coisa é quase certa: a associação do dia ao número 13 não foi feita até 1907. Neste ano, um investidor de Boston chamado Thomas Lawson publicou o livro “Friday the Thirteenth” (Sexta-feira 13). Nele, um malvado homem de negócios tentava quebrar a bolsa de valores no “dia mais azarado do ano”. O livro vendeu bem e se tornou filme em 1916, ajudando a popularizar a superstição. Em 1980, veio o sucesso “Sexta-feira 13”, com Jason imortalizando a data.
4- Passar por debaixo da escada
Mais uma explicação religiosa. Dizem que, porque a escada tem o formato de um triângulo, ela representaria Pai, Filho e Espírito Santo. Ao andar “através dela”, você estaria quebrando a Santíssima Trindade – o que não traria sorte.
5- Quebrar um espelho
Existem duas teorias para esta superstição. Os antigos romanos acreditavam que os reflexos mostravam a alma da pessoa, e também que a vida se renovava a cada 7 anos. Assim, quebrar um espelho (sua alma) seria o equivalente a ter um ciclo completo de azar – sete anos. A outra explicação, mais prática, é a de que até o começo do século 19 era comum que os espelhos tivessem mercúrio em sua composição. O mercúrio é uma conhecida neurotoxina que pode causar envenenamento. Assim, quebrar um espelho poderia fazer com que alguém entrasse em contato com a substância e, eventualmente, ficasse doente pouco tempo após o acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário