quinta-feira, 24 de março de 2011

“Uma mulher que não come nem bebe há 6 anos e vive perfeitamente”!

Um dos primeiros testemunhos públicos, inequívoco e insuspeito, sobre o jejum da Alexandrina foi publicado em 4 de Novembro de 1947 no Jornal de Notícias. Terá sido escrito pelo próprio director desse diário portuense.
Sob o título de “Uma mulher que não come nem bebe há 6 anos e vive perfeitamente!...”, o artigo, desenvolve-se em duas partes. Começa com uma breve introdução, a que se segue uma entrevista à doente, e depois completa-se com a segunda parte, intitulada “A história da enfermidade e as conclusões clínicas que ela provocou”.
O jornalista tinha tomado conhecimento do facto invulgar e quis indagar da sua veracidade. O seu trabalho dá apenas conta do que pôde apurar, sem alguma vez se pretender substituir aos médicos judiciosos que o tinham estudado. Não acrescenta nem diminui a informação a que teve acesso. Coisa mais serena e objectiva não é legitimo pretender. 



Haviam-nos falado da existência, em Balasar, no concelho da Póvoa de Varzim, de uma paralítica que viveria em regime de jejum integral. Conhecemos, da tradição, os grandes jejuadores a Índia, que conseguem passar largos períodos, 40 a 50 dias, sem ingerir alimentos, mas sabemos que se esses indivíduos não comem sólidos, não deixam porém de ingerir líquidos. Pelo que nos informavam, a doente de Balasar não comia nem bebia. Seria possível? Mas então como se explica a sua existência – a sua sobrevivência?O assunto espevitou a nossa curiosidade jornalística – e decidimos tirá-lo a limpo tanto quanto os nossos meios permitissem.
Claro que a primeira ideia que nos acudiu foi ir à Póvoa.
Não se trata, aqui, como se entende, de pôr em prática a conhecida divisa de S. Tomé – «ver para crer». O facto de vermos a doente, e foi isso que tratámos de fazer, não quer dizer que nos desse a certeza de que ela se encontra em abstinência completa. Para tal seria preciso usar outros meios, que já não são da nossa competência.

Postado Por - Mateus Deivison Adm. Geral de Publicação e Reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário