sábado, 11 de fevereiro de 2012

Japão tem protesto contra geração de energia nuclear


Ato reuniu pelo menos 7 mil pessoas em Tóquio, segundo a polícia.
Ele ocorre 11 meses após terremoto e tsunami que abalaram usina.




Milhares de pessoas manifestaram-se em Tóquio, capital do Japão, neste sábado (11), contra a geração de energia nuclear, 11 meses depois do forte terremoto seguido por tsunami que provocou um colapso no reator na usina nuclear de Fukushima.
Kenzaburo Oe, prêmio Nobel da Literatura de 1994, disse em um comício no Yoyogi Park, que "resíduos radioativos de usinas nucleares serão carregados pelas gerações futuras". "Isso não deve ser tolerado. É contra a ética", disse o romancista de 77 anos de idade.
O comício contou com a presença de 12 mil pessoas, segundo seus organizadores. A polícia estimou o comparecimento em torno de 7 mil.
No dia 11 de março de 2011, um terremoto e um tsunami deixaram mais de 19.000 mortos ou desaparecidos no Japão e desencadearam a crise de Fukushima (nordeste do Japão), o pior acidente nuclear do mundo desde o desastre de 1986 de Chernobyl.
Manifestantes protestam neste sábado (11) em Tóquio contra a energia nuclear (Foto: AP)Manifestantes protestam neste sábado (11) em Tóquio contra a energia nuclear 
Dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas ao redor da planta de Fukushima, localizada a cerca de 220 km (140 milhas) a nordeste de Tóquio. Como os níveis de radiação dispararam, muitos ficaram sem saber quando e se eles terão permissão para retornar.
A maioria dos 54 reatores do Japão estão desativados e a oposição popular tem impedido que eles sejam religados.
O ator japonês Taro Yamamoto, que afirma ter perdido oportunidades de trabalho em prol de sua defesa anti-nuclear, afirmou que "o país deixará de existir se houver outro grande terremoto".
"Para evitar que nosso país deixe de existir, não vamos permitir que as usinas nucleares sejam reativadas", disse.
Após o comício de Tóquio, os manifestantes marcharam pelas ruas de Shibuya, um dos principais distritos de compras e entretenimento do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário