terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Yahoo diz que Facebook violou mais de 10 patentes e alerta para disputa


Entre as patentes inclui uma das primeiras concedidas para o Yahoo.
Segundo 'New York Times', Yahoo acusou rede social na segunda (27).




Reportagem do jornal The New York Time fala sobre acusação do Yahoo (Foto: Reprodução)Reportagem do jornal 'The New York Time' fala
sobre acusação do Yahoo 
O Yahoo exigiu que o Facebook pague a licença pelo uso de 10 a 20 patentes suas relacionadas à publicidade, feeds de notícias, controles de privacidade e mensagens instantâneas, informou uma reportagem do “The New York Times” publicada na segunda-feira (27) (acesse aqui).

As duas empresas discutiram a questão na segunda (27), quando o Yahoo alegou que o Facebook infringiu de 10 a 20 patentes, de acordo com fontes do jornal. O Yahoo pede que a rede social de Mark Zuckerberg pague as taxas de licenciamento ou corre o risco de enfrentar uma ação judicial.

“O Yahoo tem a responsabilidade de proteger sua propriedade intelectual para seus acionistas e empregados”, disse um porta-voz da companhia em uma declaração por e-mail. “Devemos insistir que o Facebook entre em um acordo de licenciamento ou seremos obrigados a avançar unilateralmente para proteger nossos direitos”.

Barry Schnitt, porta-voz do Facebook, disse em um comunicado: "O Yahoo entrou em contato conosco ao mesmo tempo em que chamou o ‘The New York Times’. Assim, não tivemos a oportunidade de avaliar completamente suas reivindicações”.

Conforme o jornal, entre as patentes em questão inclui uma das primeiras concedidas para o Yahoo, segundo pessoas próximas da companhia. Em um comunicado, o Yahoo disse que outras empresas de tecnologia já licenciaram algumas das patentes em questão.

O “The New York Times” diz que não está claro quanto o Yahoo poderia ganhar em um acordo com o Facebook. Depois de comprar a empresa Overture Services, em 2003, o Yahoo resolveu uma batalha que a companhia tinha com o Google, em 2004, recebendo 2,7 milhões de ações antes que a gigante da internet abrisse sua oferta inicial de ações. As alegações do Yahoo quanto a patentes surgiram depois que o Facebook anunciou seus planos para um IPO na qual a empresa poderá ser avaliada em US$ 100 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário